Data 03/11/2009 10:47:51 | Tóopico: Recomendamos

RIOSTOC é um grupo aberto, de ajuda voluntária, que se propõe a melhorar a qualidade de vida dos pacientes que apresentam Transtorno Obsessivo Compulsivo e Síndrome deTourette.

Site: www.riostoc.org.br


No Toc, uma pessoa é aprisionada por um padrão de pensamentos e comportamentos repetitivos, sem sentido, desagradáveis e extremamente difíceis de evitar.

Os pensamentos continuados e aflitivos produzem ansiedade. Para aliviá-la, a maioria dos pacientes recorre a compulsões, tais como, lavar as mãos, rezar, conferir, contar, arrumar objetos interminavelmente buscando simetria. A realização desses rituais traz ao portador alívio apenas temporário.

A Síndrome de tourette se caracteriza por tiques - movimentos abruptos, rápidos e involuntários - ou por vocalizações que ocorrem repetidamente com o mesmo padrão.

A Associação estimula a busca do entendimento sobre a natureza desses transtornos e de seu tratamento, através da troca de experiências, que possibilitam o compartilhamento das dificuldades e das alternativas para se lidar com elas, em busca de uma maior adaptação social.

Apoio do IPUB da UFRJ com assessoramento técnico.

O grupo oferece apoio aos pacientes e seus familiares, promovendo reuniões mensais, conduzidas por coordenadores e assessoradas por psicólogos.

Reuniões Gratuitas no último sábado de cada mês, de 14 as 16 horas.
No Centro Médico 125. Rua Deputado Soares Filho 125 Tijuca Rio de Janeiro RJ
Tels. (021) 2234 1636 / (021) 3234 2060
Site: www.riostoc.org.br

A Associação não possui fins terapêuticos, não se responsabilizando por nenhum tipo de tratamento ou trabalho oferecido por quaisquer profissionais indicados por associados ou não (inclusive não falamos em medicação).
Nossa orientação é sempre voltada para Instituições da rede pública de atendimento.




Este artigo veio de Nivea Melo - Terapia Cognitivo-Comportamental
http://www.niveamelo.com.br

O endereço desta história é:
http://www.niveamelo.com.br/modules/news/article.php?storyid=10